O “sonho da casa própria” representa desejo de grande parte dos brasileiros. Devido aos altos valores dos imóveis, a maioria não consegue efetuar a compra à vista, recorrendo assim aos bancos em busca de um financiamento imobiliário.
O financiamento é um modelo de empréstimo para aquisição de imóvel, onde o consumidor paga o valor por meio de parcelas acrescido de juros e correção monetária com um prazo que varia entre 120 a 420 meses.
Quando se adquire um imóvel através de financiamento bancário, consta na matrícula do imóvel a alienação fiduciária, que nada mais é do que a garantia atribuída pelo devedor, que transfere a propriedade do seu imóvel ao credor até o pagamento total da dívida. Desta forma, o comprador poderá usufruir do imóvel, porém a propriedade ficará em nome do banco até que ele quite todas as parcelas. Caso a dívida não seja paga, o credor poderá tomar a posse diretamente das mãos do devedor e efetuar a execução da garantia, alienando-a.
Mas se eu não tenho a propriedade do imóvel, então não posso vendê-lo?
Sim, você pode vender seu imóvel, desde que sejam observados todos os requisitos legais e procedimentos específicos para cada forma de pagamento.
Compra de imóvel financiado por meio de pagamento a vista:
O vendedor deverá solicitar ao banco a apuração do saldo devedor e emissão do boleto para quitação dos valores pendentes. O pagamento poderá ser realizado com os valores recebidos do comprador.
Após a quitação, o banco emitirá um termo de quitação, que deverá ser levado ao cartório de registro de imóveis competente, a fim de que possa ser retirado a a alienação fiduciária da matrícula do imóvel.
Após esse procedimento, o vendedor terá propriedade plena e poderá realizar a escritura publica de compra e venda transferindo o imóvel para o comprador.
Compra de imóvel financiado através de outro financiamento
No caso do novo comprador optar pelo financiamento, deverá checar com o banco que escolheu qual procedimento necessário.
Muitos se enganam com a informação de que haverá a “substituição do titular do financiamento”, onde o novo comprador irá assumir as mesmas parcelas, nas mesmas condições do devedor.
Não é deste forma que ocorre! O novo comprador deverá realizar uma análise junto ao banco, onde sendo aprovado, receberá novas condições de acordo com sua situação. O financiamento poderá ser na mesma instituição bancária ou em bancos diferentes.
Lembre-se sempre de buscar orientação profissional para garantir um processo tranquilo e seguro. Espero que essas dicas sejam úteis para quem está considerando vender ou comprar um imóvel financiado!
Sim! Você pode vender seu imóvel, mesmo ainda estando financiado!
Lembre-se sempre de buscar orientação profissional para garantir um processo tranquilo. Espero que essas dicas sejam úteis para quem está considerando vender um imóvel financiado!